4 Tipos de Atendimento para Aplicar em seu Consultório

4 Tipos de Atendimento para Aplicar em seu Consultório

Post do dia: 2018-08-08 07:28:40. Publicado 16/07/2018 por Prof. Dra Jamile Nogueira Categoria: Nutrição Clínica .

Você que está querendo iniciar um trabalho no consultório se pergunta: Quais serviços devo oferecer? Será que o atendimento individual é a única forma de se trabalhar no consultório? 

Nos dias atuais, os profissionais, cada vez mais, têm tido a necessidade de se aprimorar e especialmente se reinventar. Nesse sentido, criar formas de alternativas de atendimento, focando nas demandas do público atendido podem representar um grande diferencial e proporcionar uma agenda cheia de sucesso.

Entender quem é seu público é claro que é fundamental nesse processo. Aliás, mais que entender seu público, é entender as demandas e anseios da sua clientela. Vamos pensar então em diferentes formatos de atendimento.

Tipos de Consulta:

Consulta Individual: 

A cada mês ou quinzena: nesse modelo fazemos o atendimento individual no qual o nutricionista irá pensar nas orientações e conduta nutricional mais adequada para cada caso. Dependendo do seu paciente, você poderá pensar em consultas e retornos, pacotes, consulta para pesagem;

Consulta Pesagem:

Você pode estruturar seus atendimentos de forma que o paciente retorne para uma consulta que você pode denominar como consulta pesagem. Nesse momento, começamos a fortalecer esse vínculo e mantemos um acompanhamento mais próximo do paciente;

Consulta em Grupos:

É um formato muito interessante que pode fortalecer o atendimento individual. Pode ser multiprofissional e voltado para determinados grupos afins. Um grande exemplo são grupos de amamentação, de controle da obesidade, diabetes e hipertensão. Em geral, no grupo os indivíduos se reconhecem e são estimulados a alcançar seus objetivos por conta da criação dessa rede de suporte terapêutico.

Consulta Cardápio:

Já pensaram nisso? Criar uma modalidade de atendimento em que se pense na consulta no cardápio familiar. A diferença para o personal diet é que seria um trabalho na casa do cliente, com um valor muitas vezes mais alto. Na Consulta Cardápio, você pode pensar no contexto da família, sem perder o foco da individualidade e permitir que algumas pessoas que não poderiam pagar por um serviço de personal diet, possam ter acesso a um serviço mais focado na estruturação da alimentação familiar.

Então, temos essas e outras opções que podem e devem ser exploradas pelo nutricionista. É fundamental entender as necessidades do paciente em atendimento, buscando sempre a melhor forma para o alcance de suas metas e de sua saúde. Sair da zona de conforto e criar novas estratégias pode ser uma excelente maneira para o caminho de sucesso e realização profissional.


Posts Relacionados

Alergia Alimentar: É Possível Prevenir?

Alergia Alimentar: É Possível Prevenir?

A alergia alimentar, atualmente considerada um problema de saúde pública, é de

→ Leia mais...
Gastronomia - A Importância e as Vantagens para o Nutricionista

Gastronomia - A Importância e as Vantagens para o Nutricionista

Atualmente é imprescindível que o profissional nutricionista esteja se atualizando e

→ Leia mais...
07 Dicas para um Nutricionista Ajudar a Melhorar os Resultados Financeiros em um Negócio de Alimentação

07 Dicas para um Nutricionista Ajudar a Melhorar os Resultados Financeiros em um Negócio de Alimentação

Dicas para fazer uma gestão que ajude otimizar sua produção, reduzir os gastos

→ Leia mais...
Prof. Dra Jamile Nogueira

Prof. Dra Jamile Nogueira

Coordenadora do curso; Nutricionista; Mestre em Nutrição Humana - UFRJ; Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública- Fiocruz/ Ensp; Coordenadora do Curso de pós-graduação em Nutrição em Obstetrícia, Pediatria e Adolescência – Presencial e EAD Centro Universitário Redentor; Docente da disciplina de Nutrição Materno infantil da Faculdade Arthur Sá Earp Neto;

→ Veja o Perfil Completo