Nutrição Ortomolecular, o que é?

Nutrição Ortomolecular, o que é?

Post do dia: 2018-04-13 09:13:53. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Novidades .

Linus Pauling. Esse é o nome do doutor em Química que dedicou anos de sua carreira em pesquisas sobre o comportamento do organismo humano e os alimentos. Tanta dedicação rendeu ao seu currículo (e para nós, nutricionistas!) a introdução à Nutrição Ortomolecular.

Os primeiros estudos datam de 1949, quando Pauling e seus colaboradores publicaram um artigo que anunciou a descoberta da causa da anemia falciforme, a primeira doença a ser descrita como uma doença molecular.

Porém, só após 19 anos das pesquisas iniciais e, claro, anos de estudos, Pauling conseguiu publicar o artigo Psiquiatria Ortomolecular na famosa revista Science. Este artigo comprovou que o equilíbrio do organismo humano tem relação direta com os alimentos que consumimos.

Após a publicação, inicia-se a aplicação

A Nutrição Ortomolecular descreve a prática de prevenção e tratamento de doenças e proporciona quantidades necessárias de nutrientes ao corpo. Esses nutrientes estão presentes nos alimentos ou isolados, objetivando equilíbrio corpóreo.

Já o termo ortomolecular está associado à necessidade de promoção de equilíbrio molecular, com ênfase no controle da formação excessiva de radicais livres. Essas substâncias em excesso podem provocar sérios danos à saúde humana.

Partindo-se do princípio que a maioria das patologias viria acompanhada por alterações da composição bioquímica do organismo, uma correção, principalmente nutricional, provocaria o restabelecimento da homeostase interna. Além disso, as evidências científicas apontam os radicais livres como parte fundamental da gênese de diversos processos patológicos.

Deste modo, faz-se necessário o conhecimento da fisiopatologia relacionada a esses desequilíbrios metabólicos capazes de gerar alterações bioquímicas e, por fim, lesões nos diversos sistemas do organismo.

Um grande exemplo é o uso de suplementos ortomoleculares no apoio ao tratamento de transtornos psiquiátricos (esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), o que pode fornecer uma adição viável para terapia de droga convencional.

 

Quer se atualizar em Nutrição Ortomolecular? Clique aqui e inscreva-se em nossa Pós-graduação em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia 2016.

 

Acesse o conteúdo adicional:

Nutrição Orthomolecular e antiaging

 

Referência

Janson M. Orthomolecular medicine: the therapeutic use of dietary supplements for anti-aging. Clin Interv Aging. 2006;1(3):261-5.


Posts Relacionados

Nutrição Comportamental: Você conhece o Mindful Eating?

Nutrição Comportamental: Você conhece o Mindful Eating?

Com a correria do dia, as pessoas estão cada vez mais dispersas ao comer, seja por assistir

→ Leia mais...
Nutrição como um tratamento alternativo para as queixas do climatério

Nutrição como um tratamento alternativo para as queixas do climatério

Nos consultórios de Nutrição, as queixas do climatério pelas mulheres e

→ Leia mais...
Consultoria Técnica em Escolas

Consultoria Técnica em Escolas

Nos dias atuais, as crianças passam cada vez mais tempo nas salas de aulas, e consequentemen

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo