Nutrição Comportamental: Você conhece o Mindful Eating?

Nutrição Comportamental: Você conhece o Mindful Eating?

Post do dia: 2020-07-10 12:19:39. Publicado por Equipe Nutmed Categoria: Nutrição Clínica .

Com a correria do dia, as pessoas estão cada vez mais dispersas ao comer, seja por assistir televisão ou por checar suas mídias sociais enquanto comem. Colocar a refeição em segundo plano contribui para o comportamento automático e robotizado da alimentação, o que afeta não apenas a percepção de fome e saciedade, mas a saúde como um todo.

O Mindful Eating ou Comer com Atenção Plena é uma abordagem derivada do Mindfulness, que surge como proposta de direcionar a atenção ao momento presente, permitindo a consciência plena, e vem sendo usada também para a alimentação.

O Mindful Eating tem como objetivo fazer a mudança do comportamento alimentar, trata-se de um exercício para corpo e mente. Ele possibilita manter o foco apenas no momento presente, sem distrações e sem fazer nenhum tipo de julgamento, possibilitando uma alimentação consciente, onde o indivíduo praticante aprende a perceber os sinais do corpo e ter uma relação saudável com a comida.

Estudos recentes verificaram que o Mindful Eating pode ser eficaz em:

  • Reduzir o estresse relacionado ao comer excessivo
  • Reduzir o estresse psicológico
  • Desenvolver o bem-estar
  • Melhorar os padrões de cortisol
  • Auxiliar na redução da compulsão alimentar e outros sintomas de transtornos alimentares
  • Auxiliar na redução de peso em adultos com ou sem obesidade.

 

Conhecendo os princípios do Mindful Eating


Nos últimos anos, com o crescimento do Mindful Eating e o maior número de profissionais adeptos à técnica, houve a necessidade de revisar os princípios do Mindful Eating (2013), que segundo The Center for Mindful Eating, são:

  • Permitir a si mesmo a tornar-se consciente das oportunidades positivas e carinhosas que estão disponíveis através da seleção e preparação dos alimentos, respeitando a sua própria sabedoria interior.
  • Usar todos os seus sentidos na escolha do que comer para que seja gratificante para você e nutritivo para o seu corpo.
  • Reconhecer respostas aos alimentos (gostos, desgostos ou neutro) sem julgamento.
  • Se tornar consciente da fome e saciedade físicas para guiar suas decisões para começar e parar de comer.

 

O intuito do mindful eating é ajudar o praticante a manter o controle sobre si mesmo, e fazer com ele se torne um observador de sua própria experiência, evitando assim, atitudes impensadas e o comer excessivo. De acordo com The Center for Mindful Eating o indivíduo que desenvolve uma alimentação consciente:

  • Reconhece que não há maneira certa ou errada para comer, mas diferentes graus de consciência que cercam a experiência dos alimentos.
  • Aceita que as suas experiências alimentares são únicas.
  • É um indivíduo que por opção, direciona sua atenção para comer momento a momento.
  • Ganha consciência de como pode fazer escolhas que suportem a saúde e o bem-estar.
  • Se torna consciente da interligação de terra, os seres vivos, das práticas culturais e o impacto de suas escolhas alimentares nesses sistemas.

 

Inscrições abertas para o Super Curso de Atualização em Transtornos Alimentares e Nutrição Comportamental 2020! ⁣⁣


Neste curso você aprenderá a reconhecer sinais e atitudes típicas de pacientes diagnosticados com transtorno alimentar, além de compreender como as repercussões emocionais causadas pelo isolamento social se refletem no comportamento alimentar. Também entenderá a importância do aconselhamento nutricional individualizado de acordo com as especificidades de cada tipo de transtorno (anorexia nervosa, bulimia nervosa e compulsão alimentar).

Além de ampliar as possibilidades do atendimento e da intervenção nutricional utilizando a abordagem comportamental, desenvolvendo uma comunicação mais eficiente e que contemple não apenas os nutrientes e a prescrição dietética, mas também crenças, hábitos culturais/familiares e sociais, bem como a memória afetiva e sentimentos que envolvem a alimentação e o ato de comer.

Faça a sua inscrição HOJE! Garanta a sua vaga: https://nutmed.com.br/site/curso/combo-transtornos-alimentares-impactos-do-isolamento-social-e-nutricao-comportamental-2020

 

Bibliografia Consultada:

ALVARENGA, Marle et al. Nutrição Comportamental. Barueri: Manole, 2015.

DALEN, Jeanne et al. Pilot study: Mindful Eating and Living (MEAL): weight, eating behavior, and psychological outcomes associated with a mindfulness-based intervention for people with obesity. Complementary therapies in medicine, v. 18, n. 6, p. 260-264, 2010.

DAUBENMIER, Jennifer et al. Mindfulness Intervention for Stress Eating to Reduce Cortisol and Abdominal Fat among Overweight and Obese Women: An Exploratory Randomized Controlled Study. Journal of Obesity, (pp. 1-13), 2011.

KATTERMAN, Shawn N. et al. Mindfulness meditation as an intervention for binge eating, emotional eating, and weight loss: a systematic review. Eating behaviors, v. 15, n. 2, p. 197-204, 2014.

The Center for Mindful Eating: The Principles of Mindful Eating, 2013.


Posts Relacionados

Conheça os Genes Alvos da Prática Esportiva

Conheça os Genes Alvos da Prática Esportiva

Com os recentes avanços na área biologia molecular, após a conclusão do

→ Leia mais...
5 Estratégias para o Manejo do Estresse Emocional Crônico

5 Estratégias para o Manejo do Estresse Emocional Crônico

O termo estresse se tornou muito comum nos dias atuais e ganhou vários significados. Hoje em

→ Leia mais...
Fitoquímicos e depressão: Como a dieta pode ajuda?

Fitoquímicos e depressão: Como a dieta pode ajuda?

A depressão é uma doença psiquiátrica recorrente, crônica e incap

→ Leia mais...
Equipe Nutmed

Equipe Nutmed

A Nutmed foi fundada em 2005, a partir da crescente demanda do mercado por Nutricionistas atualizados e competentes. Acreditando fortemente que ambas as qualidades são atingidas apenas com muito estudo e dedicação, temos como objetivo oferecer aos nossos alunos Cursos de Atualização nas diversas áreas da Nutrição e também Curso Preparatório para Concursos de Nutrição, pois temos muito orgulho em fazer parte do seu sucesso!

→ Veja o Perfil Completo